NOTA BIOGRÁFICA

Patrícia de Jesus Palma é doutorada em Estudos Portugueses – especialidade de História do Livro e Crítica Textual pela FCSH-Universidade NOVA de Lisboa/UAçores, com a tese O Reyno das Letras. A Cultura Literária na Periferia: o Algarve, 1759-1910.
É Investigadora Integrada do grupo «Leitura e formas de escrita» do CHAM - Centro de Humanidades da mesma Faculdade e, como tal, tem participado em encontros científicos nacionais e internacionais, tem proferido conferências, publicado os resultados da sua pesquisa em revistas e livros da especialidade e tem promovido actividades de promoção e divulgação cultural em parceria com outras instituições públicas e privadas.


COMUNICAÇÃO

Título: Velhos tipos, novas letras: o Futurismo em Portugal (1909-1917)
Resumo:

Nesta comunicação abordar-se-á a recepção ao movimento futurista em Portugal, desde a instituição do novo movimento literário até à publicação de Portugal Futurista. Quem deu e como foi recebida entre nós a notícia do «Manifesto» de Marinetti? Que ambiente intelectual proporcionou a publicação de Portugal Futurista? Estas algumas das questões a que nos dedicaremos.